BLOG  
MITO OU VERDADE:  RODAR COM O TANQUE NA RESERVA ESTRAGA O CARRO? Dicas

MITO OU VERDADE: RODAR COM O TANQUE NA RESERVA ESTRAGA O CARRO?

Publicado em 07 de Nov de 2016

Verdade! A gente até entende... Tempos de crise e combustível é normal rodar com pouco combustível. Mas saiba que isso diminui sensivelmente a vida útil da bomba de combustível. Chegar até a reserva vez ou outra não tem problema, o que estraga a bomba de combustível é viver na reserva. E aqui estamos falando daquelas pessoas que ficam abastecendo dez ou quinze reais toda vez que ascende a luz indicadora do tanque...

Para você entender melhor, quando o motorista vira a chave de ignição, assim que as luzes do painel acendem, a bomba de combustível do seu carro já começa a funcionar, e ela não para, fica mandando combustível para o motor esteja ele funcionando ou não, aquilo que o motor não queima é devolvido para o tanque.

Esse pequeno motor elétrico trabalha muito e aquece bastante, é por isso que a bomba precisa de pelo menos ¼ de combustível dentro do tanque para resfria-la. Engana-se quem acha que o retorno do combustível refrigera a bomba, primeiro porque a vazão é pequena e o segundo ponto é que o combustível que retorna para tanque recebe parte da caloria do motor e retorna aquecido para o conjunto da bomba.

Além do aquecimento, existem outros vilões dentro do tanque que se aproveitam do nível baixo para estragar sua bomba de combustível: a sujeira acumulada no fundo do tanque. Esta, por sua vez, entope parcialmente uma pequena peneira que fica na boca da bomba e essa obstrução acaba exigindo mais do motor e com o tempo ele acaba queimando.

Já o último vilão de rodar na reserva é o combustível adulterado: água, solvente, corante, álcool anidro, querosene, areia, graxa, entre outros, são alguns produtos que ao serem misturados ao combustível acabam se separando e indo para o fundo do tanque e, quanto menos combustível tiver, mais significativos serão os danos causados por essas substâncias nocivas a sua bomba e ao seu motor.  #FiqueAtento #RodeSeguro #MitosEVerdades #JuninAutoSom

VAMOS COMPARTILHAR?